Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Asplenium schwackei Christ CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 02-05-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Asplenium schwackei é endêmica da Serra da Camarinha, no município de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais. Há apenas três coletas para a espécie, todas na mesma localidade (AOO=4 Km²), caracterizando apenas uma situação de ameaça. A região de Ouro Preto sofreu, no passado, com a exploração de quartzito, que causou o declínio na qualidade do habitat para a espécie. A última coleta foi há mais de 70 anos e A. schwackei pode ser considerada como extinta na natureza. Entretanto, novos estudos devem ser feitos com o objetivo de se verificar se realmente está extinta. Com as informações disponíveis hoje, a espécie é considerada "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Asplenium schwackei Christ;

Família: Aspleniaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Dados populacionais

Na avaliação de risco feita pela Fundação Biodiversitas (2008) a espécie apresenta Área de Ocupação estimada inferior a 10 km².

Distribuição

A espécie é endêmica do Estado de Minas Gerais, Serra de Camarinhas, município de Ouro Preto (MG) (Sylvestre, 2012).A espécie ocorre em altitude cerca de 1400 m (Sylvestre, 2001) Segundo Sylvestre (2001) o último registro da espécie foi em 1934. Já foi considerada extinta pela IUCN.

Ecologia

Saxíco. A espécie ocorre nos campos rupestres, sobre rochas e locais úmidos (Sylvestre, 2001).

Ameaças

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade high
Detalhes Em 2001, na região de Ouro Preto (MG) existia grande exploração de quartzito que causava crescente descaracterização da área (Sylvestre, 2001).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada Ameaçada pela Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008) e "Criticamente em perigo" (CR) (Biodiversitas, 2005).

Referências

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- SYLVESTRE, L. Aspleniaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB090671>.

- SYLVESTRE, L. Aspleniaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- SYLVESTRE, L. S. Revisão Taxonômica das espécies da família Aspleniaceae A. B. Frank ocorrentes no Brasil. Tese de Doutorado. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2001.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Asplenium schwackei in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Asplenium schwackei>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 02/05/2012 - 20:08:41